As agências de fomento são instituições que têm o objetivo de estimular o desenvolvimento de pesquisas e negócios, a partir da concessão de financiamento de capital fixo e de giro. No caso específico da ciência, as agências de fomento promovem o financiamento de pesquisas científicas e tecnológicas.
Perguntas Frequentes
O que são as agências de fomento?
As agências de fomento à pesquisa são instituições que realizam investimentos financeiros no setor da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país e/ou dos estados.
Como funcionam as agências de fomento?
Estas agências podem ser gerenciadas por iniciativas privadas ou públicas e podem fazer parcerias com universidades e/ou empresas. Entretanto, no Brasil, as agências cujos investimentos correspondem ao maior percentual aplicado à CT& I contam com investimento público, sendo elas FINEP, CAPES, CNPq e Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais, como a FAPERO. Esses investimentos são convertidos em recursos financeiros para levar adiante os projetos de pesquisa (compra de equipamentos, materiais e insumos, por exemplo), formação de recursos humanos (pagamento de bolsas para estudantes, pesquisadores e profissionais envolvidos nos projetos), participação dos pesquisadores em eventos científicos, dentre outras.
Documentos importantes
Acompanhar regularmente os sites das respectivas agências de fomento, pois, o principal instrumento jurídico utilizado é a Chamada Pública. Realizar cadastro nas plataformas de cada agência de fomento, as quais exigem documentos comuns e distintos. Por exemplo, currículo cadastrado na plataforma LATTES do CNPq e cadastro do pesquisador na plataforma SIGFAPERO em Rondônia.