PIBID



RESUMO DO PROJETO PIBID-CAPES/FCR-2012

Tema: Filosofia na Escola: O desafio de aliar conhecimento clássico e formação na era tecnológica.

A Faculdade Católica de Rondônia foi a primeira Instituição de Ensino Superior Católico no Estado de Rondônia. Seu nascimento traz à luz o Curso de Licenciatura em Filosofia com o objetivo de oferecer à comunidade uma formação humanística, entretanto atenta às novas imposições de um mundo cada vez mais tecnológico. A preocupação desse IES visa, assim, tanto o desenvolvimento humano quanto a capacitação de agentes sociais preparados para o enfrentamento da realidade das sociedades democráticas, onde o conhecimento tem sido utilizado como ferramenta de dominação.


A instituição obrigatória do Ensino de Filosofia no ensino médio estipulado pela LDB/96 e pela Resolução n.º 2, de 30 de janeiro de 2012, da Câmara Nacional de Educação Básica, abriu espaço para se estimular a aplicação de um ensino mais crítico e reflexivo a fim de, com isso, formar e despertar nos indivíduos a capacidade de pensar o seu papel como agente social. Entretanto, o retorno do Ensino de Filosofia no Ensino Médio, veio acompanhado de muitos problemas, entre os quais destacamos aquele que consideramos principal: a falta de professores qualificados para tal tarefa.
A maior parte das Escolas de Ensino Médio no Estado de Rondônia, embora apliquem o conteúdo filosófico indicado pela LDB, fazem-no tendo por mediadores professores com formação em áreas diversas do ensino, e não por Licenciados em Filosofia. Tal constatação implica no comprometimento dos objetivos e resultados que se espera obter com o ensino de filosofia.


Percebendo o perigo desse comprometimento, a FCR pretende destacar seu acadêmico em Licenciatura de Filosofia para o enfretamento dessa realidade e, ao mesmo tempo, estimulá-los a desenvolver métodos que venham a melhorar o ensino da filosofia. Em face disso, o objetivo deste projeto é aumentar a ação do aluno de licenciatura em Filosofia da Faculdade Católica de Rondônia – FCR nas Escolas Públicas Estaduais situadas no Município de Porto Velho – RO, assim como subsidiar os professores que ministram a disciplina de Filosofia (com formação em outra área), por meio de atualização de sua didática, reflexão de temas emergentes na sociedade tecnológica, entre outros.

Consequentemente,almejamos atingir os seguintes pontos:

1) Aprimorar didáticas que melhorem os processos de ensino/ aprendizagem dos conteúdos filosóficos aplicados aos estudantes do Ensino Médio;

2) Oferecer ao acadêmico de filosofia uma visão da realidade do ensino de filosofia nas escolas públicas, a fim de prepará-lo para os desafios vindouros;

3) apresentar aos alunos do ensino médio um conteúdo extracurricular capaz de complementar o curricular enfatizando:
• as nuanças do conhecimento clássico filosófico que moldaram a cultura humanística Ocidental;
• a importância da reflexão em uma sociedade cada vez mais tecnológica;
• a inter-relação entre as diversas formas de aquisição do conhecimento.

Filosofia para criança hoje
Projeto interfaces – Filosofia da Linguagem
Projeto interfaces – Filosofia e Teologia

FCR NAS ESCOLAS - V SARAU FOLOSÓFICO

Gostou?
(0 votos)
Entre para postar comentários