08-12-2016 - Última modificação em 09-12-2016

João Paulo Silva Martins, egresso do Curso de Filosofia, publica livro

Com alegria e satisfação a Faculdade Católica de Rondônia divulga a publicação do livro “A formação do sujeito moral na perspectiva kantiana”, do egresso do Curso de Licenciatura em Filosofia João Paulo Silva Martins.

A publicação do livro é fruto da Dissertação de Mestrado em Filosofia realizado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), de 2014-2016, logo após a sua conclusão do Curso de Filosofia pelo mestre João Paulo Silva Martins.

João Paulo Silva Martins cursou na Faculdade Católica de Rondônia a Licenciatura em Filosofia (2011-2013) e a Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2013-2014). Durante seu curso atuou brilhantemente como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pela Faculdade Católica de Rondônia e CAPES, ocasião em que realizou atividades na E.E.E.F.M. Barão do Solimões, Porto Velho – RO.

JP-RFC-FAB

Aproveitamos para parabenizar o nosso egresso pela conclusão do Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT- Campus Cuiabá) e pela publicação do livro, e desejamos sucesso em sua trajetória acadêmica, profissional e pessoal.

JP

O livro tem acesso gratuito no formato pdf DISPONÍVEL AQUI e também poderá ser adquirido na versão impressa diretamente na Editora FI.

Confira o resumo do livro: “A formação do sujeito moral na perspectiva kantiana”.

O filósofo Immanuel Kant concebe o homem como um ser racional, capaz de desenvolver e aperfeiçoar seu próprio ser. Os outros animais encontram no instinto o seu modo de ser e de como proceder, mas o homem, por ser dotado de razão, precisa formar-se por si mesmo. Desse modo, objetiva-se com este trabalho analisar o processo de formação do homem sob a perspectiva kantiana, considerando as propostas e os métodos que visam o desenvolvimento da humanidade tanto em relação ao indivíduo, quanto em relação à espécie. Para realização deste objetivo tomar-se-á como referência primeira o texto Sobre a Pedagogia, no qual a educação é apresentada como meio de retirar o homem de seu estado de rudeza animal e de conduzi-lo ao aperfeiçoamento máximo de sua natureza racional: a moralidade, enquanto indivíduo; o cosmopolitismo, enquanto espécie.