18-10-2017 - Última modificação em 18-10-2017

Evento de comemoração dos 10 anos de Faculdade Católica de Rondônia ocorreu entre os dias 25 e 29 de setembro!

A Faculdade Católica de Rondônia comemorou seus 10 anos (2007-2017) de credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) e início de atividades, com diversos eventos que aconteceram entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro de 2017.

A semana foi iniciada com as atividades do 2º Simpósio Nacional em Processos Participativos na Gestão Pública, contando com palestrantes de diversas Instituições de Ensino Superior parceiras, tais como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Rio Grande e Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

O evento (25-27/09) discutiu questões sobre a democracia e sua inserção nas deliberações do orçamento público; Democracia e Direitos Humanos no Brasil; A questão de gênero e a participação política; E as políticas de memória dos governos militares no Brasil e Argentina. Todos esses momentos conduzidos por Professores Doutores em Ciência Política, que contribuem com o Doutorado Interinstitucional em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Faculdade Católica de Rondônia. Deve-se salientar que durante todas as manhãs e tardes foram realizadas as qualificações dos Doutorandos deste mesmo programa.

Posteriormente, passou-se para uma noite de homenagens e concessão de título Doutor Honoris Causa, presidido pelo Reitor da FCR, Prof. Dr. Fabio Rychecki Hecktheuer, e com a presença do paraninfo, Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Superior Tribunal de Justiça (STJ), além do Ministro Emérito do Supremo Tribunal Federal (STF), o homenageado da noite, José Néri da Silveira.

A noite (29/09) foi composta pela solenidade de outorga do título, seguida das exposições do paraninfo, que trabalhou sobre o resgate do Princípio da Fraternidade no sistema de Justiça, e pela aula magna do homenageado, que trabalhou um histórico do Supremo Tribunal Federal.

Ainda nesta mesma noite (28/09), o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, que havia aprovado por unanimidade a concessão da Medalha do Mérito Acadêmico Desembargador César Montenegro. O desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia apresentou a homenagem do TJRO na solenidade, que foi entregue pelo diretor da Escola da Magistratura de RO, desembargador Paulo Mori, e pelo presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha.

Os Professores Coordenadores dos Cursos de Direito, Pedro Abib Hecktheuer, e de Filosofia, Renato Fernandes Caetano, concluíram a noite de solenidade com um histórico dos 10 anos do Ensino Superior Católico na Amazônia, apresentando os dados obtidos com a atuação da FCR durante esse período, e lembraram dos novos planejamentos da IES, bem como o novo Campus que foi adquirido e que passará por reformas para hospedar a FCR.

Nesta mesma noite (28/09) realizou-se uma confraternização em comemoração aos eventos e ao aniversário de 10 anos da Instituição, contando com a presença de conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), membros do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e demais órgãos parceiros, bem como de todo quadro de servidores e docentes da Faculdade Católica de Rondônia.

Por fim, a semana de comemorações se encerrou com a presença do Desembargador do Distrito Federal, Roberto Freitas Filho, e do Ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do STJ, que trabalharam, respectivamente, os temas das indenizações extrapatrimoniais como função punitiva no Direito do Consumidor e os Reflexos do Novo CPC no Processo Penal.